segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Blogue Bombeiros Para Sempre lança descontentamento

O BPS teve acesso através de alguns delegados distritais pertencentes a Comissão Coordenadora Nacional da JuveBombeiro que o próximo encontro nacional em Peniche nos dias 23, 24 e 25 de Abril ainda não começou e já está destinado ao fracasso, foi opinião unânime de todos com quem falamos, delegados distritais e alguns delegados de CB’s que ficaram boquiabertos ao saber que o encontro vai avançar com o limite de inscrições de 400 aderentes. Bastou um número para ditar esta sentença ao encontro nacional, 400.


Depois de uma visita ao site da Liga dos Bombeiros Portugueses, depois de entrar no separador da JuveBombeiro, qualquer comum cidadão têm acesso aos seguintes números: (Consultar site da LBP)

Bem, em suma, existem em Portugal 4063 elementos inscritos como aderentes da JuveBombeiro, dados respeitantes a Maio de 2009. Acontece que ao contrário da mensagem que nos pareceu chegar até agora o encontro não será para todos os elementos da JuveBombeiro, mas para a elite dos escolhidos, este encontro em Peniche será reservado a apenas 400 inscritos, o que no universo de 4063 aderentes representa apenas 9,84% dos inscritos. Atenção, repetimos este número anedótico, 400 inscritos. Tentamos pensar um pouco e jogar com alguns destes números e vamos agarrar no exemplo de Lisboa por ser o distrito com mais inscritos.


Lisboa têm 690 inscritos. Se a comissão dividir os lugares disponíveis por distrito, sendo 20 distritos com inscrições, significa que vai haver apenas 20 inscrições por delegação distrital. Lisboa têm 43 corporações com elementos inscritos, o que "em miúdos" existe 0,46 lugares para cada CB. Agora expomos a questão, quem é que vai? Vão fazer um sorteio entre delegados na reunião distrital? Vão perguntar se algum deles é sobrinho de um político, filho de um comandante ou amigo de alguém da Liga? Quem sabe até sobrinho\a do Dr. Duarte Caldeira?


Relação entre as vagas disponíveis por distrito e elementos inscritos


Faz-nos um pouco de confusão como pode a delegação Nacional da JuveBombeiro avançar com um projecto desta envergadura quando sabemos logo desde o inicio que já está condenado ao fracasso, pois todos os elementos da JuveBombeiro serão prejudicados por não ponderem ir gozar dos fundos que a eles também dizem respeito.


Colocamos as seguintes questões as duas pessoas que na nossa opinião são responsáveis por este evento continuar a avançar com estes números, são eles o Sr. Duarte Caldeira, o homem que vai financiar e o Sr. Ricardo Guerra, Delegado Nacional da JuveBombeiro, representante máximo da Comissão e principal elemento responsável por este evento.


Qual seria, na vossa opinião a postura e a vontade de continuar a fazer parte da JuveBombeiro depois de saber que só existem festas e encontros nacionais apenas para quem toma conta da JuveBombeiro?


Se o dinheiro da Liga não chega, e compreende-se, porque mal chega para os que lá fazem vida, porque não procuram outros meios de patrocínio privados?


Custa muito dizer “não fazemos, cancela-se” depois de saber que cerca de 90% dos inscritos não poderão participar?


Algum de vocês algum dia se pôs na pele do bombeiro aderente que não pode ir porque não tem vagas? Depois de ter participado em tantas actividades da JuveBombeiro no seu concelho?


No distrito de Coimbra por exemplo, que só existem 11 CB’s com aderentes, quem vão ser as corporações que vão ter o privilegio de mandar mais do que um elemento?


Não haverá por ai uma grande pressão dos órgãos sociais da Liga para cortarem as pernas a este evento e ao mesmo tempo à JuveBombeiro?


O BPS lamenta que com estes números quer a LBP quer a Comissão Coordenadora Nacional fique a ver passar o navio e não arranje uma ou várias soluções, julgamos que qualquer um de nós que tenha um pouco de sensibilidade não avançaria para este evento sabendo que cerca de 90% dos inscritos ficaram da parte de fora enquanto os privilegiados gozam do dinheiro da LBP.


Isto diz respeito à JuveBombeiro, mas mais uma vez fica a postura da LBP no respeito pelo equilíbrio entre bombeiros, haverá elementos da JuveBombeiro de 1ª e de 2ª? Cá estaremos para ver, e para escrever novamente se necessário.


Estas palavras vão para os delegados dos cb’s, no vosso lugar, fazíamos boicote a esse encontro por vários motivos, mas principalmente porque em momento algum, um carro de cinco homens num incêndio deixa 4 para trás. Existe uma coisa que nos identifica enquanto bombeiros, o companheirismo e amizade, quando estes valores deixarem de existir, vale mais fecharmos as portas e darmos o ouro ao bandido.


Assim vai o nosso Portugal, assim vai o olhar de quem deveria olhar por nós. Mais um infeliz momento para a LBP, para quem a dirige e para os seus órgãos sociais.

Sem comentários:

Enviar um comentário