quarta-feira, 23 de março de 2011

IV Acampamento Distrital em Beja - Vila Nova de Milfontes



Senhores e Senhoras delegados(as) dos Núcleos da Juvebombeiro do Distrito, vamos por este meio informar que as inscrinções encerram no dia 28 de Março e informar que o pagamento da inscrição(7,5 euros) para o acampamento deve tambem ser efectuado até ao mesmo dia para a conta: 0007 0000 0089 6391 0662 3.
Esta conta esta no meu nome, João Carlos Caixeirinho Fragoso, delegado da juvebombeiro de V.N Milfontes, com fim apenas para o acampamento.
Guardem por favor o comprovativo para ser apresentado no dia 9 de Abril.

Caso venham todos os inscritos, será devolvido os 2,5euros da caução de cada um dos inscritos.

No dia 9 terão, o responsável pelo grupo da corporação, terá que entregar todos os termos de responsabilidade.

Mais uma grande actividade no nosso distrito se aproxima e a Juvebombeiro não para! Só assim podemos dar continuidade ao grande trabalho que tem sido desempenhado ate hoje.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Iª Gala Juvebombeiro do Distrito de Beja

Delegado Distrital de Beja João Lemos, Reorganiza JuveBombeiro Distrital

O Nucleo Distrital de Beja da JuveBombeiro, aprovou a reorganização no Nucleo, descentralizando assim as funções do Delegado Distrital.
Foi aprovado pela Comissão Distrital da JuveBombeiro, a proposta do Delegado Distrital em criar o Departamento Desportivo, Departamento Operacional e o departamento de Comunicação e Imagem, assim como, a criação das figuras dos coordenadores de zona Norte e zona Sul.
Como nos explicou o delegado Distrital, o objectivo desta descentralização é " envolver os jovens Bombeiros do Distrito na organização da JuveBombeiro Distrital, descentralizando assim as minhas funções", o Delegado acrescenta ainda que, " num Distrito tão grande como é o de Beja a reorganização da Juve faz todo o sentido, sendo que fica o distrito dividido em zona Norte e zona Sul com um coordenador de zona que acompanhará e ajudará as delegações da sua zona, reportando sempre que se justifique a delegação distrital"
Quando aos departamentos, estes serão uma "maternidade" onde as ideias irão nascer, sendo que depois a Comissão Distrital votará as mesmas sendo depois colocadas em pratica por todos os aderentes, delegados e bombeiros que se juntam a JuveBombeiro.
O Objectivo desta reorganização é aproximar os jovens Bombeiros á JuveBombeiro.

Em entrevista a Alexandra Marques, Delegada do Núcleo da Juvebombeiro de Almodôvar

Gostaria de te fazer algumas perguntas para mais tarde publicar no nosso blogue, se assim concordares.
Ao fim de alguns anos inactivo, a Delegação da JuveBombeiro de Almodovar iniciou a sua actividade com o então ex - Delegado João Luís, ao fim de alguns meses e por indisponibilidade do mesmo, foi nomeada a Alexandra Marques,

• Começava então por perguntar quem é a Alexandra?
A Alexandra é uma jovem de 21 anos, recém-licenciada em Protecção Civil e Bombeira de 3ª Classe. Crente que a união dos jovens pode levar a bom porto a formação dos mesmos, a fomentação do espírito de equipa e a causa pelo qual os bombeiros voluntários existem.
• Como inicias-te o teu percurso nos bombeiros? Quais foram as tuas influências e as principais dificuldades?
Pode-se dizer que estou incluída no seio dos bombeiros desde que nasci, uma vez que o meu pai faz parte desta grande família e, o facto de ele se levantar de madrugada, de sair do aconchego da sua cama, para ir dar auxílio a outros sempre me fez admirá-lo e querer fazer o mesmo. Mas o meu percurso real começou por volta dos 14, 15 anos e, como ainda não tinha formação nenhuma, as minhas principais dificuldades passaram por saber como funcionava todo aquele sistema.
• Alexandra ao fim de alguns anos nos Bombeiros, quais os pontos altos e quais os pontos baixos que encontras te ao longo deste teu percurso de vida por vida?
Os pontos altos baseiam-se naqueles em que interagimos, brincamos e trabalhamos com os colegas. Colegas esses que depois se tornam grandes amigos. Os pontos baixos? Bem esses tornam-se insignificantes ao lado da grandeza que advém dos pontos altos…
• A JuveBombeiro já existia então no teu corpo de Bombeiros. Como se deu a tua entrada na Juvebombeiro?
Sou sincera, não me recordo! Talvez por nunca ter frequentado actividades da Juvebombeiro, uma vez que a minha Delegação na altura estava parada.
• Como entras-te para a delegação do Núcleo de Almodôvar?
Uma vez que os antigos Delegados não dispunham de completa disponibilização para a dedicação da Juvebombeiro, cheguei-me à frente e ofereci-me para tomar rédeas, digamos assim, daquele núcleo. Apesar da saída do ex-Delegado, João Luis, este sempre se mostrou pronto a ajudar no que fosse preciso, sendo eu também grata a ele por todo o apoio prestado.
• Como encaraste este desafio, de ser Delegada do Nucleo da JuveBombeiro? Encarei e encaro este desafio como um objectivo que tenho que alcançar, fazer com que os jovens de hoje sejam o futuro de amanhã.
• Sabemos que ao fim de um mês e pouco de começares as tuas funções como delegada, o Delegado Distrital lançou te o desafio de realizar o II Jantar de Natal, como encaras-te o primeiro desafio? Que dificuldades? Com quem podes te contar?
O primeiro desafio foi um pouco a medo, pois eram poucos os membros que eu conhecia dos núcleos da Juvebombeiro do Baixo Alentejo. Apesar dos poucos conhecimentos e poucas amizades que estabelecia, eu e a minha Subdelegada Joana Matias não baixámos os braços e seguimos com o evento para a frente, dispostas a agradar o mais possível a todos aqueles que acolheríamos nesse primeiro grande dia! O apoio chegou-nos de todo o lado, desde o Comando do meu Corpo de Bombeiros até à Delegação Distrital da Juvebombeiro de Beja.
• Alexandra o Nucleo Distrital da JuveBombeiro, esta formado e em funcionamento no entanto achas que é este o caminho que deve ser seguido? Concordas com o modelo de funcionamento do Nucleo? Qual a tua opinião sobre os Delegados do Nucleo Distrital?
Da minha parte não há nada a contrapor no que respeita ao trabalho que está a ser executado pelos Delegados Distritais. Penso que estes estão a ter um óptimo desempenho e é excelente o exemplo que ambos transmitem, só fazem com que tenhamos vontade de fazer o que nos compete e de nos tornarmos mais unidos, que é o que realmente interessa. Relativamente ao modelo de funcionamento do núcleo, há sempre uma ou outra falha, mas com a Delegação que possuímos tudo é levado para que essa falha se torne inexistente.
• E a nível local, como avalias o trabalho desenvolvido pelos teus colegas delegados?
Deparei-me com colegas realmente empenhados, o que é muito motivador e claro que são pessoas que me deixam bastante orgulhosa, principalmente quando falo deles a pessoas que não pertencem à família dos bombeiros!
• Como já referimos és nova nos comandos da JuveBombeiro no teu CB, que perspectivas tens em relação ao futuro da JuveBombeiro no teu Corpo de Bombeiros? E a nível Distrital?
O meu CB tem poucos jovens, o que dificulta um pouco a adesão à Juvebombeiro mas, espero que com o trabalho que irá ser realizado e divulgado, também faça com que jovens do concelho de Almodôvar se atrevam a ingressar nos bombeiros. A nível distrital há muitas corporações cuja adesão de jovens é muito maior que em Almodôvar, enquanto noutras a Juvebombeiro não se encontra em funcionamento. O mesmo percurso desejo a estes últimos, que seja demonstrado todas as actividades e lançada a vontade de levar adiante todos os núcleos do Baixo Alentejo.
• Deixava te agora dizeres algumas palavras para aqueles que trabalham contigo ou então o que achares necessário referir.
A todos eles agradeço o apoio, o empenho e a amizade. Desejo que assim perdure por muitos anos e que muitos bons actos sejam realizados devido a esta grande união que é a Juvebombeiro.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Jantar de Convívio Juvebombeiro em Castro Verde

É já este sabado, que será realizado um jantar de convívio de todos os aderentes da Juvebombeiro do distrito de Beja, em Castro Verde, pelas 21H00.

Este jantar tem como objectivo juntar os aderentes para um momento de descontração em que poderemos convíver e partilhar ideias.

Cada aderente supurtará os custos da sua deslicação e do seu jantar, pois será uma actividade exterior ao Plano de Actividades 2011, apesar disso, é de salientar o esforço destes aderentes e agradecer, mais uma vez a dedicação que têm prestado à Juvebombeiro do nosso distrito.

Volto a lembrar que somos nós, a Juvebombeiro, os bombeiros do futuro e somos nós os alicerçes para a continuação desta instituição que tanto prezamos , que são os Bombeiros de Portugal, e é com este espírito de dedicação que o contínuaremos a ser.

Juvebombeiro Odemira


Grandioso baile com PM e Os Braulios no dia 25 de Fevereiro de 2011 pelas 22H no salão dos Bombeiros Voluntários de Odemira, apareçam e contribuam na angariação de fundos para a compra de material de protecção individual.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Torneio de Snooker em Castro Verde




Foi com muito desportivismo e muita animação que se realizou no ultimo Domingo, dia 30 de Janeiro, o primeiro torneiro de snooker de bombeiros, organizado pela juvebombeiro de Castro Verde.




O torneiro foi dividido por duas categorias, uma de grupos e outra individual, conquistando assim o pódio na categoria de equipas António Frade e João Fragoso em 1º lugar, Fernando Nascimento e Manuel o 2º e Sancho Pacheco e David Pereira o 3º lugar. Na categoria individual o 1º lugar do pódio foi conquistado por Fernando Nascimento, sendo Sancho Pacheco o 2º classificado e Mário Silva o 3º.




É com orgulho que a juvebombeiro do distrito de Beja apoia mais uma iniciativa, que reuniu alguns dos elementos da juvebombeiro de Moura, Barrancos, Ferreira do Alentejo, V. N. Milfontes, Castro Verde, Mértola e Vidigueira. O torneio contou também com a participação de outros bombeiros não elementos juvebombeiro.




O dia foi também repleto de muito boa disposição, desportivismo, espírito de equipa. Contando também com um almoço convívio que mais uma vez solidificou um dos objectivos da juvebombeiro, renovando-nos energia, coragem e empenho por esta nossa luta constante.




Um bem haja a esta iniciativa e á organização que nos presenteou com mais um belíssimo evento.



Texto por: Sónia Calhegas